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Como as cores influenciam no seu ambiente?

 

A cores podem nos influenciar diariamente, são inúmeros tons e variações. Ao escolher as cores que serão usadas em um ambiente, devemos levar em consideração o que cada uma quer dizer, e o que ela irá estimular nos clientes.

Existe um estudo aprofundado que nos conta o que cada cor transmite, se chama a psicologia das cores, veja:

 

Azul

Transmite a sensação de positividade, confiança e segurança. É frequentemente utilizada em espaços comerciais e/ou de negócios, como agências bancárias, escritórios e empresas.

 

Amarelo

Conduz à ideia de otimismo, curiosidade, jovialidade e ambiente-luz. Utilizado frequentemente em espaços comerciais ou restaurantes sob a finalidade de aguçar a atenção do consumidor.

 

Vermelho

A cor evidencia energia, excitação, impulso. Por isso, é regularmente empregada em espaços comerciais, como lojas ou fast foods, por exemplo, buscando a ideia de compulsividade e desejo ao consumo.

 

Verde

Evoca calmaria, tranquilidade, serenidade e bem-estar. É utilizado com regularidade aos espaços ligados à saúde e tratamento, como hospitais, clínicas, spas, etc.

 

Laranja

Como resultado da combinação do amarelo e vermelho, dispõe a ideia de intensidade, criatividade, euforia e entusiasmo. Frequentemente empregado aos ambientes criativos, como escritórios, estúdios e escolas. Se utilizado junto ao azul, transmite a ideia de impulsividade junto a confiança, sendo adotado por agências bancárias ou sedes de empresas, por exemplo.

 

Violeta

Transmite bem-estar, calmaria e suavidade.

 

 

 

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Como o 5s pode te ajudar a organizar seu estoque

 

A metodologia de qualidade e produtividade criada no Japão, e mundialmente conhecida, pode te ajudar na organização do seu estoque. Seu nome vem de cinco palavras japonesas, a Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (padronização) e Shitsuke (disciplina).

 

Esse método, bem aplicado, pode reduzir despesas e um melhor aproveitamento de materiais, para evitar desperdício. Como seu próprio nome diz, a produtividade também deve aumentar.

 

Seiri – Senso de Utilização

Os itens que não são utilizados, devem ser eliminados do estoque.

 

Seiton – Senso de Organização

Após eliminar todos os itens que não estão sendo utilizados, é hora de organizar os mesmos. É recomendado que os itens tenham lugares fixos, para melhor identificação.

 

Seiso – Senso de Limpeza

O estoque deve ser bem iluminado e limpo com frequência

 

Seiketsu – Senso de Padronização

O seiketsu tem o objetivo de padronizar as atividades

 

Shitsuke – Senso de Disciplina

Após a padronização das atividades, elas devem ser mantidas

 

 

 

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Confira as tendências do varejo pós-pandemia 

 

As vendas do varejo estão se recuperando aos poucos, um aumento de mais de 23% no primeiro semestre comparando ao mesmo período de 2020, de acordo com dados do IBGE. Nesse segundo semestre, com o avanço da vacinação, é esperado que os clientes voltem aos poucos para o varejo físico.

A empresa de serviços e soluções financeiras Fort Brasil, listou algumas tendências do varejo para esse período de pós-pandemia, confira:

 

Digitalização e a experiência do cliente

É fato que a transformação digital veio para ficar. A união do virtual com o físico estão cada vez mais próximos, em procedimentos como automação, networking e cadeia de suprimentos. Investir na comunicação com cliente, é necessária, para dar a melhor experiência de compra possível pra ele.

 

Círculo de consumo local

O local circle, (círculo local, em tradução livre) se popularizou muito na pandemia, pois muitas pessoas perderam seus empregos. E o local circle veio para que a comunidade local pudesse adquirir produtos no comércio perto de suas residências. Essa prática é uma forma de incentivar o comércio local e beneficiar os empreendedores locais.

 

 

 

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Dicas para quem vai começar um petshop

 

No ano passado, muitos empreendimentos foram surgindo, um deles, segundo o SEBRAE, os PetShops foram uma das ideias mais procuradas da instituição. Se você também quer abrir um petshop, confira algumas dicas:

Controle custos: Tenha uma maneira de controlar todos os custos do seu negócio. Nesse controle deve constar todas as despesas, desde pagamento de funcionários até gastos variáveis, no começo do empreendimento, cada centavo conta.

 

Diferencial

Você tem que se destacar dos seus concorrentes. Existe inúmeras maneiras de se destacar, como um atendimento especial, equipamentos ou produtos exclusivos, preços especiais.

 

Qualidade

Tenha um ambiente agradável para receber seus clientes, além de um bom atendimento e profissionais capacitados.

 

Divulgação

Use as redes sociais a seu favor, crie uma página para o seu petshop. Produza conteúdo de qualidade pra seus seguidores sobre seu nicho. Dicas é uma boa alternativa.

 

Tendências

Busque sempre estar por dentro de tudo que acontece no seu segmento. Participar de eventos pode ser um jeito de ficar por dentro de tudo.

 

Fornecedores

Tenha uma rede de fornecedores. Uma opção para encontrar novos fornecedores é indo em feiras pets.

 

 

 

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Entenda o comportamento dos consumidores nas farmácias

 

Foi realizada uma pesquisa sobre Comportamento do Consumidor de Farmácia no Brasil em 2021, pelo Instituto FebraFar de Pesquisa e Informação e Educação Corporativa (IFEPEC) onde foram ouvidos mais de 4.000 consumidores, para entender seu comportamento dentro das drogarias do país.

Mais de 70% dos entrevistados disseram que o preço é o principal fator de compra nas farmácias. Após o melhor preço, a localização também conta na hora de comprar. Fatores como atendimento e disponibilidade de estoque também entram nos critérios de compra.
Os consumidores também apontaram que programas de fidelidade também são levados em consideração. Cerca de 80% dos entrevistados também apontaram que fazem parte de algum programa de fidelidade.

Por conta da atual situação, os velhos hábitos foram mudados, as idas a farmácia com frequência caíram. Quase 50% dos entrevistados falaram que vão apenas uma vez e compram tudo de uma vez.

 

 

 

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Entenda o sucesso das bebidas premium

 

A atual situação do mundo obrigou a população a ter novos hábitos. Um deles e mais necessário foi ficar em casa mais tempo. Com bares e restaurantes fechados as pessoas tiveram que se adaptar a esse novo modo de viver. Novos dotes culinários e gostos refinados foram criados e aperfeiçoados.

Com esses gostos refinados, as bebidas premium caíram no gosto do brasileiro, vinhos e cervejas especiais ficaram ainda mais presentes no dia a dia.

Falando em números, desde o início do isolamento, os vinhos passaram a ser degustados na hora do jantar com mais frequência, um aumento significativo segundo os dados do Katar, cerca de 88%. Com essa alta, os mercados tiveram que sair da sua zona de conforto e trazer para suas gôndolas mais opções e marcas mais qualificadas.

Quem também não fica muito atrás são as cervejas especiais, que tiveram destaque por conta das lives. Em números, um aumento de 15% no segmento especial. Só no primeiro bimestre de 2020, a importação das cervejas foi de 34,2%.

Especialistas apontam que mesmo após o isolamento acabar, o mercado de bebidas premium ainda continuará em alta.

 

 

 

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Entenda o que é economia prateada

 

 

Os clientes com mais de 60 anos estão cada vez mais presentes nas redes varejistas. Fazer essa clientela se sentir bem é essencial. Entender seus gostos, preferências o fazem se sentir especial, consequentemente, eles também irão voltar.

Essa clientela tende a ir ao mercado muitas vezes na semana, ou até mesmo no dia. Mas o mercado não deve apenas visar os lucros que os clientes trazem, mas também focar no atendimento personalizado, para que os mesmos se sintam acolhidos e a vontade.

 

Falando dos números, para se ter uma ideia do crescimento da representatividade do cliente sênior, o número de idosos no País cresceu 29,5% entre os anos 2012 e 2019, o equivalente a 7,5 milhões de pessoas a mais nessa faixa etária, totalizando 32,9 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa é que esse número cresça nos próximos 20 anos, por isso tratar bem o cliente sênior é ótimo, não apenas para os negócios, mas também para a imagem do estabelecimento.

 

Ainda sobre os números, cerca de 50 % dos estabelecimentos estão adotando técnicas para atender esse público de mais idade. Para acomodar melhor a terceira idade, algumas medidas foram tomadas, como a facilidade de locomoção dentro do local, através de carrinhos motorizados, e maior variedade de produtos para esse público e por fim, um bom atendimento especializado.

 

 

 

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Mercado Single

 

O mercado para um é algo que já é realidade no Brasil. Cerca de 89 milhões de pessoas no país se autodeclaram solteiras. Um estudo realizado pela EuroMonitor diz que até 2030 irá existir 120 milhões de residências com apenas um morador (a). Com esse novo fenômeno, o varejo também está se adaptando e se reinventando.

O setor varejista está investindo em produtos com porções menores e de fácil e rápido consumo. Esse público gosta compras menores, já que moram sozinhos.   

 

Pessoas que moram sozinhas tendem a passar muito tempo trabalhando ou ocupadas, por isso, sempre procuram por produtos que sejam práticos e de fácil preparo, já que o tempo para cozinhar é pouco. Além de produtos práticos, esse público também procura por itens saudáveis, pois querem mais saúde.  

 

Com esse novo formato de shoppers, especialistas apontam que os varejistas invistam em segmentos naturais, com corredores somente com produtos naturais, já que mais pessoas estão em busca de uma vida mais saudável.

 

 

 

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Motivos para ecolher a Leão Brasil

 

 

Que a Leão Brasil é especialista em Layout nos já falamos diariamente. Mas afinal, por que escolher a Leão Brasil e não outra metalúrgica?

 

Atendimento

Todo o nosso processo de atendimento é humanizado, acreditamos que esse é o melhor caminho para melhor atender nossos clientes. Por isso, nós vamos até seu estabelecimento pessoalmente. Temos uma equipe de vendedores especializada e treinada para melhor atender. Eles tiram todas as medidas do seu local e entendem as suas necessidades.

 

Projetista

Nosso projetista estuda cada loja e analisa todas as informações que são passadas pelos vendedores. Ele leva em conta as necessidades do cliente, visando o aproveitamento total do estabelecimento. Após esse processo, ele cria um projeto 2D e outro 3D, para que você, cliente veja como irá ficar sua loja. No fim, sua loja será única, irá se diferenciar dos concorrentes.

 

Fabricação

Todos os nossos produtos são produzidos em aço e madeira. Também somos especialistas na produção desses materiais.

 

Do início ao fim

A Leão Brasil está com você desde a medida do seu imóvel até a montagem. Nós projetamos algo único para você e fazemos a montagem, você não precisa se preocupar com nada.

 

Formas de pagamentos

Nós oferecemos várias formas de pagamento:

BNDES até 48x com juros

Financiamento Losango até 36x com juros

Financiamento Santander até 36x com juros

Máquina de cartão (crediário) até 36x com juros

Máquina de cartão até 12x sem juros

Boleto ou cheque com prazo médio de 60 dias sem juros

 

Garantia

Oferecemos até seis meses de garantia contra quaisquer defeitos de fabricação e/ou instalação.

*Ficam excluídas desta garantia peças que sofreram deformações em consequência da inobservância dos limites de carga pré-estabelecidos nas especificações.

 

 

 

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Saiba como funcionam as ferramentas de B.I.

 

 

Analisar os dados relacionados ao seu e-commerce é uma das maneiras que você possui para melhorar a sua loja online. Afinal, com essas informações, você consegue descobrir se a experiência de compra do seu cliente está adequada, entender a taxa de desistência de compras, entender como está o número de visitas em vendas e muitos outros indicadores que, bem trabalhados, podem fazer uma diferença incrível no crescimento e lucratividade do canal.
Uma ferramenta que pode te ajuda nessa analise são as ferramentas B.I. (Business Intelligence), uma delas, bem conhecida por sinal é o google Analytics, que faz relatórios precisos de cada detalhe do seu negócio na internet.
O que é possível fazer com uma ferramenta B.I.


Com uma plataforma de B.I. integrada ao e-commerce, é possível analisar o comportamento do seu consumidor, desde a sua entrada, até a sua compra ou saída do seu site. Por qual página ele entrou? Foi através de busca orgânica ou através de tráfego pago? Veio de uma rede social? Por quanto tempo ele permaneceu navegando antes de sair do site? Incluiu itens no carrinho de compras? Fez o pagamento ou abandonou o carrinho?


Além disso, contar com dados de tudo o que acontece em seu ambiente online, é uma ótima forma do varejista otimizar seus investimentos e conhecer o seu público. Afinal, a ferramenta de B.I. fornece informações como, por exemplo, as preferências de compra; horários com maior acesso no site; ticket médio; entre outras informações.


E nós temos cada vez mais informações sobre os consumidores com o B.I., é mais fácil criar ações de marketing digital mais assertivas. Isso acontece porque com esses dados, é possível cruzar dados com as vendas das lojas e criar ações que equilibram as preferências do shopper com os estoques da empresa.


Dessa forma, é possível criar melhores campanhas e até mesmo descontinuar certos produtos do e-commerce, uma vez que a saída deles esteja muito baixa.


Outro benefício que você pode ter ao contar com essa ferramenta é a de melhorar a gestão do seu estoque, que ficará mais assertiva e produtiva. Descobrir o que os clientes mais buscam e entender quando é a maior saída desses produtos, preparando-se para evitar rupturas.

 

 

 

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Dicas para quem está começando a empreender

 

 

Está pensando em começar seu próprio negócio? E não sane nem por onde começar? Hoje traremos algumas dicas para você começar a se planejar, e realizar seu sonho de ter um negócio próprio.
 

Identifique seu perfil
Essa é a parte mais importante do processo. Analise as características de cada modelo para definir qual deles atende melhor às suas expectativas profissionais e também pessoais.

 

Não idealize
Entenda que todos começam pequeno. Não comece achando que irá ter ganhos mirabolantes logo na primeira semana. Saiba que no começo você irá fazer um pouco de tudo, e sozinho. Não ache que você irá ter a vida luxuosa que grandes empreendedores têm, logo no começo do seu empreendimento.

 

Conheça o mercado e a concorrência
Antes de por seu negócio em prática, entenda o mercado, estude a fundo o segmento. Estude a concorrência, essa é uma forma de conhecer mais segmento.

 

Aprenda constantemente
Esteja disposto a aprender, não necessariamente com cursos e outros métodos, aprenda com seus clientes, com especialistas. Entenda que toda forma de conhecimento e aprendizado é válida.

 

Cuide das finanças
É fundamental estar atento às finanças do seu negócio, acompanhando frequentemente o fluxo de caixa e fazendo planejamento financeiro. Separar finanças pessoais das finanças da empresa é requisito básico para que a saúde financeira do seu negócio não seja abalada.

 

Dica bônus
Se já está definido o local, mas não sabe como organizar e nem onde expor seus produtos, ou armazena-los? A Leão Brasil tema solução! Nós vamos até o seu imóvel e fazemos todo o trabalho, desde planejamento até a montagem.

 

 

 

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Público feminino nos supermercados 

 

O público feminino é muito presente dentro do supermercado. Estratégias para atrair e vender mais devem ser tomadas, todos os dias, não apenas para gerar mais lucros, e sim deixar a cliente se sentir bem. Dois itens são bastante requisitados pelas mulheres, o esmalte e a tintura de cabelo.


Os critérios de compra para o público feminino nos esmaltes é a cor, em seguida vem o tipo, se ele é cremoso ou cintilante, pôr fim a marca. Para a organização, é necessário ter uma atenção especial as cores, deve começar com os tons mais fortes, finalizando com tons mais claros. Nas prateleiras de cima, é recomendado colocar itens que sejam usados antes ou depois da esmaltação, como acetona, algodão, cremes e fixadores.


Partindo para as tintas de cabelo, pesquisas apontam que 87% das mulheres preferem lojas que tenham mais opções de marca e cores. Quanto mais opções a consumidora tenha, maior será a chance de compra. Caso o espaço de exposição desse item seja pequeno, é recomendado que o local tenha mais opções de cores e menos opções de marcas.

 

 

 

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A importância de ter um projetista 

 

Aqui na Leão Brasil temos um time de profissionais capacitados e qualificados para melhor atender todos os nossos clientes. Com os projetos não é diferente. Nosso profissional é capacitado para suprir todas as necessidades de nossos clientes e criação de algo único.


Para quem não sabe o que é um projetista, ele é o profissional que irá dar vida ao seu sonho de tirar suas ideias do papel e ter seu negócio próprio.


Esse profissional é responsável pela layoutzação total de um imóvel. É ele que irá otimizar todo o espaço do local, para evitar cantos mortos e desnecessários. Ele também estuda cada caso, para criar algo único, para que você possa se destacar dos concorrentes.

 

 

 

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Tendências do supermercado

 

 

Novos costumes, novos gostos. Tudo está se revolucionando, e a tradicional ida ao supermercado também. Produtos industrializados que antes tinham um giro alto, muitas vezes faltam nas gôndolas. Pois estão perdendo espaço para produtos naturais. O delivery, que aumentou exponencialmente na pandemia, agora é uma ótima opção para o shopper, que está evitando ao máximo sair de casa.


Veja algumas tendências do varejo nos últimos anos:
Consumidor tende a ir menos vezes ao PDV
Com a chegada da pandemia, as pessoas estão saindo cada vez menos de casa. E o delivery que é uma opção.

 

Preocupação com a limpeza
O mercado geralmente tem alto fluxo de pessoas diariamente, com a pandemia, o número diminuiu e a limpeza/desinfecção aumentou. Hoje é comum ver os funcionários diversas vezes ao dia limpando os carrinhos e cestinhas de compras, além de outras medidas, como o álcool em gel nas entradas do local.


Embalagens econômicas tem maior preferência
O shopper está deixando de lado os produtos industrializados e uma nova “onda” de produtos saudáveis está ganhando força. As pessoas estão preferindo comidas e embalagens que colaborem para o meio ambiente de alguma forma. Por isso, os produtos saudáveis estão tendo um giro maior.


Programas de fidelidade
As pessoas estão cansadas de ter apenas descontos nos programas de fidelidade, por isso os supermercados estão indo além. Algumas redes de varejo estão adotando programas de fidelidade que dão descontos e premiações com uma determinada pontuação.

 

 

 

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Entenda os programas de fidelidade

 

O cliente sempre procura um jeito de economizar, os programas de fidelidade são uma opção para gastar menos, principalmente nesse período, onde cada centavo conta. Também é nítido que os mesmos gostam de receber um bônus no final da compra, por isso optam pelos locais que oferecem programas de fidelidade.

Uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização, Abemf, revela que 55% dos participantes, diante da atual crise, dão preferência as marcas que oferecem programas de fidelidade e mais benefícios.

Falando em benéficos, alguns programas oferecem um sistema de pontuação, que ao chegarem à determinado número de pontos pode ser trocado por premiações. 67% dos participantes que responderam à pesquisa, afirmaram que estão mais interessados em trocar seus pontos/milhas por produtos para casa.
Entre os que ainda não utilizam os programas de fidelidade, 74% pretendem aderir aos benefícios, devido à crise caudada pela pandemia de Covid-19 e ao momento econômico atual. Dentre esses, 92% dos clientes gostariam de usar o programa em supermercados.

 

 

 

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Saiba os motivos de seus clientes abandonarem o carrinho online

 

A atual situação obrigou os varejistas a se reinventarem, uma das saídas foi migrar para o e-commerce. Junto dessa nova jornada, inúmeras dúvidas surgiram, uma delas é o motivo das pessoas abandonarem os carrinhos no meio da compra. Dados da empresa Barilience apontam que a taxa de carrinho abandonado é de 85%.

Esse tema é um pouco complexo, são inúmeros motivos que impedem o cliente de finalizar a compra. Mas, existem algumas informações que podem te ajudar, confira:

 

Os principais motivos são:

Custos inesperados de frete, ter que criar um cadastro, estava pesquisando e a intenção é comprar depois, preocupação quanto à segurança do pagamento, checkout longo e confuso, não achou o cupom de desconto, prazo de entrega longo, entre outros.

 

Confiança na hora de finalizar a compra:

Essa é a etapa mais importante, pois é nessa hora que ele irá efetivamente comprar. Por isso, fazer com que o cliente se sinta seguro na hora de colocar seus dados bancários é de extrema importância. Outro ponto que também deve ser levado em consideração, é disponibilizar o máximo de formas de pagamento possíveis, como, boleto, cartão de crédito, cartão de débito, Paypal, entre outros.

 

O que fazer quando ele desistir da compra?

Usar o e-mail marketing é uma ótima opção, a taxa de abertura e-mails enviados para reverter o abandono de carrinho são incrivelmente altas. Em todos os anos do levantamento, elas se mantiveram acima de 40%. Além disso, 21% das pessoas que abrem esses e-mails a taxa de conversão em vendas também é alta, variando entre 8% e 9%.

Para essa etapa, é importante que o cliente tenha deixado seu e-mail, uma alternativa para você ter o contato é oferecer um cupom de desconto em troca de um e-mail, número de telefone, ou fazer login com alguma rede social, assim você terá alguma forma de conversar com ele.

 

Na mensagem, você tem que convencer o seu cliente a finalizar a compra. Uma chamada mais atrativa irá chamar atenção.  Você pode avisar que restam poucos itens em estoque, pode contar que o preço baixou e pode também contar que oferece desconto, múltiplas formas de pagamento e parcelamento.

Essas são algumas dos inúmeros motivos que levam à desistência da compra, mas existem muitas outras respostas, por isso, busque entender o seu cliente.