De acordo com dados do Serviço de Proteção a Crédito (SPC), mais da metade (52%) dos brasileiros compram por impulso, principalmente itens de menor valor ou em liquidação. Esse dado é válido, considerando o setor varejista que trabalha muitas vezes com produtos “baratos” perto dos caixas.
Produtos que são tendências ou apenas aquela “guloseima” quando está finalizando a compra são os itens preferidos dos brasileiros na hora de comprar por impulso. Muito além de apenas efetivar mais uma venda, essa compra ajuda no ticket médio do empreendimento.
Um erro muito grave que alguns empreendedores cometem é apenas expor esses produtos, sem nenhum critério ou estratégia. Para que você não cometa os mesmos erros, separamos algumas dicas valiosas que poderão te ajudar a vender mais no seu negócio.
Dicas para vender mais por impulso*
Conheça o seu cliente
Independente de qual seja o seu negócio, é essencial você conhecer o seu cliente. Para entender quais são as suas dores, gostos, comportamento, entre outras informações que lhe ajudarão a oferecer um atendimento de qualidade e ter os produtos certos que o seu cliente procura.
Utilize gatilhos mentais
Só de ver a palavra “promoção” o cliente já fica interessado em saber qual produto está mais barato. Esse e outros gatilhos mentais podem te ajudar a promover a venda por impulso. Pode utilizar frases como.
“Últimas unidades”
“Oferta válida somente hoje”
“Lançamento/Novidade”
Posicionamento correto de produtos
Quando o cliente chega no seu estabelecimento, ele quer encontrar facilmente o que procura. Então faça o posicionamento correto de seus produtos de forma estratégica. Confira algumas dicas:
Tenha itens de menor valor e fáceis de consumir perto do caixa nos Check Stand;
Posicione itens em promoção ou de destaque nas pontas de gôndola;
Saiba aproveitar as zonas quentes e frias da gôndola.
Zona Quente: Coloque produtos de alto giro e alto lucro na altura dos olhos, entre a altura da cintura e dos ombros. Isso é conhecido como a “zona quente” e é onde os clientes tendem a olhar primeiro.
Zona Fria: Reserve as prateleiras mais baixas e mais altas, chamadas de “zonas frias”, para produtos menos populares ou de baixo giro.
Aplique essas dicas e observe o aumento nas suas vendas por impulso! Entender o cliente, usar gatilhos mentais e posicionar os produtos de forma estratégica são essenciais para o sucesso nesse tipo de venda. Também invista em um layout atrativo, promoções criativas e um atendimento de qualidade para conquistar seus clientes e impulsionar seus resultados!