Para você ficar por dentro de todas as tendências do varejo, separamos as principais que deverão ser um sucesso em 2023
Semestralmente o Globo realiza um estudo que apontam as tendências para o varejo. Para este segundo semestre de 2023, o estudo “Termômetro de Consumo” apontou que 34% dos consumidores acreditam que a vida financeira irá melhorar, o que deixa os empreendedores otimistas para essa segunda fase do ano.
Entre as novas tendências que o estudo trouxe, o autoatendimento e o uso de tecnologia se destacaram. Os consumidores querem mais autonomia em suas compras e estão deixando de lado a maneira convencional de comprar. Filas enormes não estão agradando tanto os novos clientes, que prezam pela praticidade e agilidade.
Autoatendimento
Praticidade e agilidade são duas palavras que estão no vocabulário dos clientes para o segundo semestre de 2023. Serviços de autoatendimento, como mercado autônomos, devem se destacar no próximo semestre.
Novas tecnologias
Que a tecnologia está avançando todos os dias não é novidade, mas a presença de novos equipamentos tectonológicos dentro do varejo sim. Câmeras mais avançadas com reconhecimento facial, novas plataformas de gestão e clubes de benefícios são algumas das novidades que estão previstas.
Pagamento via pix
Desde quando foi lançado, essa forma de pagamento caiu no gosto do brasileiro. O estudo aponta que o pix irá se destacar muito ainda mais neste ano com os pagamentos a vista. Os consumidores terão direito a descontos e mais benefícios, apontou o estudo. Essas são as principais tendências que estão previstas. Será que o seu negócio está preparado para esse segundo semestre de 2023?